41 3029 6868
A utilização da gordura vem trazendo um grande avanço na reconstrução de mama e seu resultado estético final. Para ser candidata à utilização de gordura, você deve ser liberada pelos seus médicos mastologista e oncologista clínico e ter um controle efetivo da região do câncer.
O enxerto de gordura (lipoenxertia) pode ser utilizado em inúmeras situações, desde de pequenas assimetrias entre a mama reconstruída e a mama contralateral, até a reconstrução total da mama exclusivamente com gordura, com o auxílio de expansão externa e troca de implantes de silicone por gordura.
Desde 2009 um consenso demonstrou não existir qualquer evidência de aumento de risco de câncer após a lipoenxertia, embora possa ocorrer o aumento de cistos na mama, mas que não atrapalham a detecção radiológica precoce do câncer.
Para fazer a reconstrução total da mama apenas com gordura é necessária a expansão externa dessa pele, o que exige o uso de um sutiã especial por algumas semanas antes e depois do procedimento de enxertia. Geralmente, são necessários dois a três procedimentos de lipoenxertia para finalizar a reconstrução com gordura.