A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais procuradas. O objetivo é aumentar o tamanho das mamas e, em alguns casos, corrigir assimetrias e, até mesmo, quando associada a uma redução de pele, levantar as mamas.

No nosso consultório, antes da cirurgia, a simulação tridimensional é uma excelente ferramenta para auxiliar na escolha da prótese e, principalmente, permitir que a paciente tenha a possibilidade de ver o resultado antes mesmo do procedimento.

O tempo de cirurgia varia de uma a duas horas e a anestesia pode ser peridural, geral ou, ainda, local com sedação. Habitualmente, a alta é dada no mesmo dia ou no dia seguinte. A dor é uma queixa infrequente, sendo mais comum nas pacientes que são submetidas à colocação do implante retromuscular.

Na primeira semana é normal ocorrer edema (inchaço), mas após o primeiro mês ele regride gradualmente e a forma e o volume mudam notadamente. Após 15 dias é possível voltar a dirigir e as atividades físicas podem ser retomadas totalmente depois de dois meses da cirurgia.

Posições e tipos de próteses

A prótese, que pode ter formato redondo ou anatômico, pode ser colocada em posição retromuscular, subfascial ou subglandular. Cada paciente apresenta uma indicação para um determinado plano de colocação ou de formato da prótese e isso deve ser determinado em consulta com a cirurgiã plástica.

Os implantes também podem ter uma superfície lisa ou texturizada (rugosa). A texturização surgiu na década de 90 para redução de contratura capsular e para promover uma fixação maior do implante aos tecidos mamários. Desde então, tem sido utilizada em todo o mundo, mas recentemente a OMS (organização mundial de saúde) descreveu um tipo de câncer do sistema imunológico denominado BIA-ALCL (linfoma anaplásico de células gigantes relacionados ao implante mamário), que ocorre em um pequeno número de pacientes submetidas a colocação de implantes texturizados.

A síndrome de ASIA (síndrome inflamatória induzida por adjuvantes) é outra situação rara que pode ocorrer associada às proteses mamárias. Assim como outras substâncias, o silicone pode servir como adjuvante.

Importante salientar que não existem implantes de silicone definitivos e eles devem ser trocados a cada dez anos, período este que pode ser estendido se o implante estiver íntegro e o aspecto estético estiver agradável, mas deve ser seguido de perto pela cirurgiã plástica. Este fato deve ser levado em conta ao decidir aumentar as mamas com próteses de silicone.

CONSULTÓRIO
Rua Padre Anchieta 2050, cj 1512 - 15 andar
Bigorrilho - Curitiba-PR
atendimento@annegroth.com.br
TELEFONES

(41) 3029-6868
(41) 8803-4412 WhatsApp